Menu

Turismo Local / Goiânia

Foto: Feira Hippie

Feira da Lua

Cerca de novecentos e cinqüenta expositores fazem desta mostra a segunda maior da capital goiana. Realizada aos sábados na Praça Tamadaré, é dividida ao meio pela Avenida Assis Chateaubriand. Existe desde 29 de dezembro de 1992 quando o poder público cedeu aos apelos de expositores que não conseguiam vagas na Feira da Praça do Sol.

A ala de vestuário é uma das mais procuradas já que é notório o extremo bom gosto e a qualidade das peças comercializadas. As barracas do setor de alimentos vêm em seguida. Doces, tortas, salgados, sucos, pratos típicos da cozinha goiana, compõem o cardápio desta área, cujas guloseimas são preparadas mediante rigoroso regulamento da vigilância sanitária municipal.

A setorização da Feira ocorre combinando cores das lonas das barracas com os produtos vendidos. A grande ala dos artistas plásticos ocupa uma das calçadas da avenida que a separa ao meio. Nela também se encontra uma enorme quantidade de produtos místicos.

Endereço: Praça Tamandaré, Setor Oeste
Funcionamento: Aos sábados
Horário: Das 17 às 22 horas


Feira do Sol

A idéia de trazer o produtor para junto da comunidade que assistiria a elaboração de peças artesanais e pinturas em tela ao ar livre, foi o que motivou um grupo de artistas a solicitar a criação da Feira do Sol, assim conhecida por estar localizada em praça do mesmo nome, no setor Oeste.

A Feira que obedece rigoroso critério de fiscalização, foi criada em 1º de abril de 1990 e dispõe de especial estrutura de lazer e diversão. É setorizada em áreas de alimentos, vestuário, bijuterias, antigüidades, flores, sendo proibida a comercialização de produtos industrializados.

A área de comercialização de filhotes de cães é uma das mais movimentadas. A Secretaria Municipal de Turismo que é responsável por sua administração concede autorização por tempo determinado, o que permite melhor rodízio de criadores, impondo ,ainda, condições para acomodação dos animais, além da exigência do certificado de vacina.

Os brinquedos do playground e a realização do shows artísticos colaboram para fazer daquele espaço ponto de encontro da sociedade goianiense.

Endereço: Praça do Sol, Setor Oeste
Funcionamento: Aos Domingos
Horário: Das 16 às 20 horas


Feira Hippie

A maior das feiras especiais acontece aos domingos na Praça do Trabalhador. É a Feira Hippie que tem mais de seis mil expositores. Nela se encontra de tudo. Sua história remota à década de sessenta, quando os hippies expunham suas peças de artesanato no Parque Mutirama, depois na Praça Universitária, posteriormente Praça Cívica, Avenida Goiás até o local atual. A feira tem portanto, quase trinta anos de existência.

Merece destaque o setor de artesanato localizado em área própria em frente ao prédio histórico da antiga Estação Ferroviária. Peças feitas no tear, tachos de cobre, cerâmica, pedra sabão, crochê, licores, porcelanas pintadas à mãos são apenas alguns dos tantos itens comercializados pelos artesão. Junto a eles estão os artistas plásticos, alguns inclusive, reconhecidos internacionalmente, com belas e coloridas telas.

As barracas de alimentos, muitas de comida típica do estado, se espalham por toda a Feira que tem no setor de vestuário seu ponto forte. Gente de toda parte do pais, notadamente das regiões norte e nordeste lotam em média quarenta ônibus para compras no atacado.

Toda a Feira é coberta por um bem estalado serviço de som denominado Rádio Hippie e que presta serviço de utilidade pública anunciando desde documentos perdidos a crianças desaparecidas. A Rádio promove sorteios, comunica aos visitantes as promoções enfim torna mais agradável a manhã de todos que prestigiam a Praça.

Endereço: Praça do Trabalhador, Centro
Funcionamento: Aos Domingos
Horário: Das 7 às 14 horas

Accessibility
X Fechar