Menu

Trindade, A Capital Da Fé!

Sobre Trindade / Pontos Turísticos

1. Portal da Fé
O Portal da Fé simboliza a fé cristã e a religiosidade presente na cultura do povo de Trindade. A obra, de estrutura ousada, precisou de dois anos para ser finalizada. Estrutura metálica, alvenaria, tijolos de vidro e iluminação multicolorida são apenas alguns dos materiais utilizados na execução da obra, que foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Trindade e o Governo Federal.

2. Medalhão
A história começa com uma grande descoberta (1840): um casal de lavradores encontra no meio do mato (pasto) um pequeno objeto no formato de um medalhão, mais ou menos do tamanho da palma de uma mão e nele estavam nítidas as imagens da SANTÍSSIMA Trindade e também da Virgem Maria.
O medalhão foi colocado em um altar e por iniciativa do jovem casal, teve início os momentos de celebrações diante do mesmo. O medalhão passou por uma restauração e ampliação. O trabalho foi confiado ao artista plástico José Joaquim da Veiga Vale que residia em Pirinópolis Goiás. Assim o artista fez uma imagem de madeira de 32 cm de altura que hoje é a imagem atual do Santuário. A imagem foi substituída e a devoção continuou como antes.

3. Surgimento da devoção e romarias em carros de bois
A romaria é a história da peregrinação do povo de Deus, que teve início com a partida de Abraão em busca da Terra prometida, passando 40 anos de caminhada pelo deserto. Dentro desta dinâmica, desde a descoberta do medalhão há mais de 176 anos, os devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares e um só destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz para onde eles vêm para alcançar suas graças e fazer seus louvores; enfim, chegar à Terra Prometida no coração do Pai.

Romaria de Carros de Boi ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro / 16/09/2016
A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão foi tomada na quinta-feira (15).

“Em 2013 já houve o tombamento da igreja [Santuário Basílica do Divino Pai Eterno] e agora esse tombamento se completa com o reconhecimento da romaria como um patrimônio imaterial dos brasileiros”, disso o Ministro da Cultura, Marcelo Calero.

A romaria é realizada há 176 anos, geralmente, entre o final de junho e início de julho. Entre os fiéis estão famílias que deixam as fazendas e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer bênçãos concedidas e pagar promessas.

4. Santuário Matriz (Santuário Velho)
Em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Igreja Matriz ou Santuário Velho, sendo a sede da Paróquia do Divino Pai Eterno. Além da Imagem do Divino Pai Eterno, a Matriz também abriga um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil.

5. Santuário Basílica (Igreja nova)
De vários pontos da cidade, é possível avistar o templo, que faz parte da história trindadense e chama atenção pela beleza arquitetônica. O Santuário Basílica encanta os devotos com seus belos vitrais, cúpula, capelas, gruta, sala dos milagres e confessionários. Lá as pessoas podem se aproximar da Imagem do Divino Pai Eterno e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1943, foi lançada a pedra fundamental. As celebrações foram iniciadas em 1974, e uma reforma completa foi feita em 1994. Em abril de 2006, a pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário, sendo a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

6. Estação Via Sacra
É um conjunto de obra de arte, composto por 14 estações que retratam a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Estátuas de tamanho natural procuram mostrar o caminho que Jesus percorreu, desde o momento da sua prisão, julgamento, morte no calvário. Retrata ainda o seu sepultamento e ascensão. O acervo de Obra de artes foi feito pelo artista plástico Elias dos Santos. A via sacra foi idealizada pelo Governo municipal de Trindade e inaugurada na gestão do prefeito George Morais, no ano de 2002.

7. Igreja do Santíssimo Redentor / Padre Pelágio
Construída em homenagem ao Padre Pelágio, que fora em vida um portador do Dom da Cura, e mesmo ainda depois de seu falecimento existem diversos relatos de pessoas que alcançaram milagres por intermédio dele. Dado os fatos, o Padre Antonio Borges decidiu por bem, construir uma igreja em sua homenagem, pois P. Antonio fora coroinha de Pe. Pelágio, bem como atuou com pároco ao seu lado. Pe. Pelágio fora responsável também pela construção da primeira igreja de Trindade que hoje é a Matriz ou Santuário Velho como é conhecida na cidade.

8. Vila São José Bento Cottolengo
A Vila São José Bento Cottolengo é uma instituição beneficente de assistência social, localizada em Trindade – Goiás, criada e administrada pela Igreja Católica, com atuação nas áreas Social, da Saúde, Educação, Cultura e Lazer. Presta atendimento integral e permanente a 365 pessoas com deficiências crônicas associadas, pacientes que são a razão e missão primeiras da instituição.

A Vila Cottolengo Hoje
Com 35.000m² de área construída e mais de 600 funcionários, é mantenedora do Hospital São Cottolengo – Referência em Medicina Física, Auditiva e Reabilitação. A Vila conta com 23 unidades de serviços onde são realizados diariamente por meio do SUS, convênios e particulares, cerca de 2.400 atendimentos ambulatoriais. São diversas especialidades médicas, serviços de diagnóstico por imagem, terapias de apoio (Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), laboratório, serviço odontológico e um grande centro cirúrgico com infraestrutura completa para a realização de cirurgias de média e pequena complexidades. Em parceria com o Governo Federal, a Vila São Cottolengo é gestora do Programa Reabilitar- Medicina Física e Auditiva, que faz a concessão de próteses, próteses ortopédicas e auditivas e meios auxiliares de locomoção, a pacientes do Sistema Único de Saúde.

9. Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição
(Mosteiro das Irmãs Carmelitas)

O Carmelo da cidade de Trindade é da Ordem dos Carmelitas Descalços. Esta Ordem se originou por volta de 1200, no Monte Carmelo, na Palestina. No Brasil a chegada do Carmelo (feminino) aconteceu pelo ano de 1752.

O Carmelo da Santíssima Trindade surgiu inicialmente por um desejo de D. Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia, que tomou as providências necessárias para a fundação do Carmelo em terras goiana.

Em 2006 foi fundado o Carmelo da Santíssima Trindade. São 10 religiosas que vivem sob a espiritualidade de Santa Teresa D’Ávila e São João da Cruz. As Irmãs Carmelitas diariamente rezam por todos os afiliados da AFIPE e por todas as intenções que chegam ao Santuário Basílica, e pelas as pessoas que deixam os seus pedidos de orações não Carmelo.

Para quem estiver em Trindade e desejar visitá-las o horário de atendimento é diariamente das 9h15 às 10h45 e das 15h15 às 16h15, exceto aos 1º domingos dia do mês que não tem atendimento ao público.

10. Festa do Divino Pai Eterno – Desfile e concurso dos carros de bois
O desfile de carros-de-bois mantém uma tradição secular. São quase quatro mil bois puxando aproximadamente trezentos carros, seguidos de outros carros também exóticos puxados por animais como bodes e porcos, e milhares de cavaleiros e amazonas que completam a procissão. Estes atributos projetam a Cidade de Fé.
Fonte: www.blogdofroes.com.br

11. Parque Municipal
Ambiente público criado para descanso, prática esportiva, eventos de grande porte, lazer familiar e meditação. Espaço com muito verde, belos lagos, fontes, monumentos artísticos, vista agradável, parquinho infantil e pista para caminhada e passeios de bicicleta. Um lugar perfeito para nos unirmos às belezas advindas do Pai Eterno. O Parque Municipal ainda abriga o Carreiródromo, que é um espaço destinado para o tradicional Desfile de Carros de Bois que ocorre durante a Festa de Trindade, classificado no Guinness World Records como o maior do mundo.

12. Nova Casa do Pai
A construção do Novo Santuário é uma resposta ao crescimento da devoção. O novo templo abrigará com mais conforto os peregrinos que visitam Trindade (GO). Um ponto de encontro para todos os fiéis que diariamente consagram as suas vidas ao Divino Pai Eterno.

Desde o seu início em 2012, a obra já passou por diversas fases. Etapas iniciais já foram concluídas e agora já é possível ter noção de como será a Nova Casa do Pai. Atualmente, com a finalização da construção dos pilares de sustentação da praça elevada, os operários se dedicam à fase de nivelamento do piso.

Nossa missão enquanto cristãos é contribuir para que esta obra de amor continue avançando. Vamos juntos declarar que como devotos, somos verdadeiros Operários do Pai Eterno.

Accessibility
X Fechar